domingo, 26 de setembro de 2010

Esmatemanía






Por Renata Mendonça

Um dos produtos de beleza mais vendido no mercado atual, o esmalte deixou de ser apenas uma cor nas unhas e adquiriu status de acessório entre as mulheres. O Brasil é o segundo maior consumidor de esmaltes do mundo, cerca de 60 milhões de vidros de esmaltes são vendidos todo mês, perdendo apenas para os Estados Unidos. A Risqué, líder nesse mercado, produz cerca de 20 milhões de unidades no mês. A Colorama 12 milhões e, em terceiro lugar, a Impala, com oito milhões de unidades. Segundo a Nielsen, só em 2009, ele movimentou 330,7 milhões de reais, aumento de 31,9% em relação a 2008 e 14,4% mais unidades que em 2008. Mas a que se deve esse crescimento?

O aumento do poder de compra das brasileiras combinado com os preços baixos do esmaltes, possibilita uma maior acessibilidades os vidrinhos. Além disso, as estratégias de divulgação das empresas fabricantes de lançar coleções em diferentes temporadas do ano seguindo as tendências da estação, ajuda a movimentar as vendas do setor. Mas, sem dúvidas, a força dos blogs especializados ao apresentar marcas nacionais e importadas, foi o maior responsável por esse “boom”.

verde Jade
Grande parte desse interesse por esmalte surgiu com a marca Chanel, que lançou o verde Jade na temporada de desfiles de outono-inverno de Paris, em 2009.  

A cor brilhou entre as roupas dos desfiles e aumentou a procura por cores diferentes no mercado. De olho nessa procura, as empresas brasileiras logo trataram de inovar e até tentar reproduzir o mesmo verde da marca francesa, já que cada vidro chegada a custar cerca de 92 reais. Depois desse lançamento, o mundo da moda também começou a dar mais destaques às unhas.

Fosco, cintilante, cremoso, fluorescente, com glitter, holográfico. Existe uma infinidade de cores e textura. As empresas fabricantes de esmaltes oferecem um mundo de possibilidades para acompanhar a demanda que vem crescendo nos últimos anos. Pensando também no sucesso que os blogs atingiram, algumas marcas nacionais se aliaram com as blogueiras e oferecendo os esmaltes sem nenhum custo para serem divulgados em seus blogs, unindo o útil ao agradável. 

Fernanda Seródio, publicitária e dona do blog Esmaltoteca, entrou em contato com as marcas e se cadastrou para receber as novidades e amostras: "Marcas como Impala, Risqué e Speciallità foram muito solícitas desde o princípio e me cadastraram no mailing para receber sempre as novidades. Outras marcas acabaram entrando em contato comigo por causa do blog e também enviaram amostras.O mais legal é que nenhuma delas exige nada em troca. É claro que eles esperam que você divulgue, experimente e fale sobre os esmaltes deles, mas não tem nenhuma pressão em relação a isso '". 


Coleção meninas do blog
De olho nesse publico, a Sancion Angel lançou uma coleção intitulada Meninas do Blog: "A dona da marca entrou de cabeça na internet para divulgar a Sancion Angel e uma das formas que ela achou foi fazer promoções em um blog. Uma das promoções sortearia 18 nomes dentre as participantes e esses nomes batizariam a "nova coleção". Uma das sorteadas, Fernanda teve um esmalte batizado com seu apelido "Fê". O que é o sonho de toda blogueira.


Coleção tititi





Sucesso na Rede Globo, a novela Tititi também lançou moda. A Speciallitá produziu 12 esmaltes baseados na personalidade de cada personagem. A marca é conhecida por sempre inovar nas cores e vem conquistando o mercado  e vem se tornado uma das marcas preferidas entre as consumidoras.

Coleção O mágico de Oz


Novela, filmes, séries são fonte de inspiração para criação de marcas nacionais e internacionais. Mágico de Oz, Alice no país das maravilhas, Shrek não alguns dos filmes que viraram cores nas mãos de mulheres de todo o mundo.
Coleção Alice no país das maravilhas


O que é inegável é que o mercado de esmaltes anda fazendo a cabeça das mulheres. A procura por cores diferentes nos salões de beleza, nas lojas especializadas, sites, blogs, aumenta a cada dia e vem forçando as empresas a se adaptarem ao novo gosto por cores. Bom para as mulheres que tem suas vontades atendidas, para as empresas que lucram com o sucesso das vendas e para as blogueiras que fazem da sua esmatemanía, um estilo de vida.

Para quem quer se manter informado sobre as tendências e novidades, os blogs mais acessados são:




2 comentários:

  1. Adorei esse post. Estou fazendo coleção de esmaltes! Já tenho 4!!! O blog é lindo! Beijo, Anninha

    ResponderExcluir